Projeto Sergipe
O PROJETO SERGIPE é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), com recursos do Fundo para o Meio Ambiente Global (GEF).
O objetivo é fortalecer a estrutura de governança ambiental do manejo sustentável de terras para combater os principais fatores de degradação de áreas suscetíveis à desertificação (ASD), utilizando como referência o Estado de Sergipe.
Para tanto são incentivadas boas práticas de manejo e conservação de solo, água e biodiversidade, implementando mecanismos e tecnologias de adaptação, com vistas à neutralidade da degradação da terra.
São parceiros de implementação do Projeto em Sergipe: o Governo do Estado de Sergipe (SEDURBS/SERHMA, ADEMA, SEAGRI, EMDAGRO), IBAMA, INCRA, CODEVASF, Prefeituras dos municípios de Canindé de São Francisco, Poço Redondo, Monte Alegre, Porto da Folha, Nossa Sra. da Glória, Gararu e Nossa Sra. de Lourdes.
A Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS e a Associação Plantas do Nordeste – APNE são responsáveis pelo desenvolvimento do MapBiomas Árida. Esse trabalho foi desenvolvido com base nos dados de cobertura e uso do solo para todo o Brasil, mapeado pela rede de especialistas que faz parte do Projeto Mapbiomas (www.mapbiomas.org), por meio de imagens do satélite Landsat de forma rápida e atualizada, e que possibilitou recuperar o histórico das últimas três décadas.
O sistema desenvolvido visa apoiar gestores e a comunidade local a fim de que possam acompanhar a evolução no tempo dos processos biofísicos que desencadeiam a desertificação, bem como as ações desenvolvidas em áreas manejadas visando a Neutralidade da Degradação da Terra – LDN, que é um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, estabelecido pela Organização das Nações Unidas -ONU.